quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Destaque...Guy Ritchie

Há quem diga que "Destino Insólito" (Swept Away) (2002) foi um dos maiores fiascos cinematograficos, da década, eu não nego que seja verdade, mas nada que abale o trabalho de um diretor que na minha opinião tem um trabalho (apesar de não tão reconhecido) é de dar inveja a muitos prodogios de hoje.
Falo de Guy Ritchie.
Tendo nascido na Inglaterra em 1968 Guy Stuart Ritchie fez em seu primeiro grande trabalho um resgate de um gênero não tão isto atualmente um fusão entre uma boa comédia e um bom filme de ação sem se confundir no roteiro e sem enche-lo de clichêsesse trabalho chama-se
"Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" (Lock, Stock and Two Smoking Barrels) (1998)

Sinopse

 Eddy (Nick Moran) e seus três amigos, Sabão (Dexter Fletcher), Bacon (Jason Statham) e Tom (Jason Flemyng) estão sempre metidos em enrascadas. Eles acabam descobrindo uma sessão secreta de jogos de cartas comandada por um “negociador”, Harry Machado (P.H. Moriarty), e resolvem juntar suas economias para tentar ganhar um dinheiro fácil, já que Eddy é um “especialista em ganhar”. Depois de perder muito mais do que poderiam, eles tem de pagar o que devem sob a pena de perderem um dedo a cada dia de atraso. Quando escutam que seus vizinhos pretendem fazer um grande assalto, os seus problemas parecem ter sido resolvidos.
 Destaque

Este filme passou despercebido no cenário por não ser hollywoodiano, e isto foi uma tremenda injustiça. É um filme excelente em muitos aspectos, com cenas de ação, suspense e hilárias comédias, culminando num trailer precioso com uma grande dose de adrenalina e mistério, primando por uma história interessantíssima e surpreendente. Com linda atuação de Vinnie Jones, um belo roteiro, um final digno e uma brilhante direção  nesse trabalho Ritchie está de parabens.

 Continuando...
Vou fazer mais duas menções.

Se me perguntarem qual filme considero perfeito, eu reponderia na mesma hora: Snatch - Porcos e Diamantes (Snatch.) (2000) é mais um ousado e fabulodo trabalho de Guy nesse ele consegue colocar suas lutas em camera lenta (uma de suas matcas registradas) cenas de ação com trilha sonora um tanto diferente para o genero.

Sinopse


Frankie Quatro-Dedos (Benicio Del Toro) é um ladrão de diamantes que também faz o trabalho de intermediário de peças roubadas. De passagem por Londres, ele precisa chegar até Nova York para vender alguns diamantes de seu chefe, Avi (Dennis Farina). Porém, a tentação é mais forte e ele acaba dando uma pausa em sua viagem para apostar em uma luta ilegal de boxe. Enquanto isso, dois promotores de lutas chamados Turco (Jason Statham) e Tommy (Stephen Graham) se unem a um fazendeiro local, Coco de Tijolo (Alan Ford), na tentativa de convencer Mickey O'Neil (Brad Pitt), um pugilista cigano, a participar de uma luta sem luvas, onde vale tudo. O'Neil inicialmente não aceita a proposta, mas termina concordando em participar de uma luta da dupla. Já Avi, impaciente com a demora de Frankie Quatro-Dedos, contrata "Bullet Tooth" Tony (Vinnie Jones) para encontrá-lo e trazer consigo os diamantes.


Detaque
 
Com um elenco poderoso, um roteiro belissimo, trilha sonora maravilhosa, uma comedia inteligente e direção de encher os olhos, esse é um file pra não esquecer jamais. Brad, Jason, Benicio, Vinnie, Dennis, e Ritchie montaram um time perfeito.
 
Ultima menção

Na minha humilde opinião, o filme mais filosofico que já vi, cheio de metáforas inusitadas, charadas dificeis, e com uma tensão de arrebentar os neuroneos.
 
Sinopse
Depois de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Snatch - Porcos e Diamantes, Guy Ritchie volta em Revólver, a história do perturbado Jake, bandidão que sai da cadeia disposto a vingar os anos em que esteve preso. Sua missão é destruir a vida de Macha, um poderoso chefão que passa a maior parte do tempo vestido de rídiculas cuecas, mas que manda matar sem dó. Os dois se envolvem com Lord John, o mais temido de todos os facínoras. Jake, Macha e Lord não são flores que se cheirem. O encontro dos três é nitroglicerina pura pronta para explodir.
 
Destaque
 
Um dos melhores filmes que já vi. Para quem é alienado, com certeza ele não faz sentindo algum. Não é um filminho medíocre, requer atenção e reflexão para ser entendido e interpretado. A crítica que caiu matando em cima do filme é vazia e não deve ser ao menos observada. O tema do filme trata do orgulho e arrogância das pessoas que vivem em sociedade, representado pelo Ego e da luta para se liberdade real. Ótimo trabalho.

3 comentários:

  1. Não conheço as obras do Guy Ritchie, mas me interessei por ele devido a temática e por ingluência de um amigo ... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Precisamos conversar mais sobre cinema! = ) menino admirável! *-*

    ResponderExcluir