domingo, 30 de janeiro de 2011

Watchmen: Destaque para algumas adaptações de HQ (Parte 2)


Aos admiradores perplexos e fanaticos das HQ's de Frank Miller (sin City), Alan Moore (watchmen) e Mark Millar e John Romita Jr.(Kick Ass) eu vos digo... Orgulhai-vos da sétima arte.

E digo como um apreciador dessas Histórias.
 
Uma obra conhecida por seu poder destrutivo de cativar por um motivo discutido até na atualidade, Watchmen(Allan Moore) apesar de ter sido feita nos anos 70 tem seus ecos e seus reflexos ainda bastantes vivos.
Sem temer critica, preconceito ou sensura, ela mostra o sonho Americano convertido num mar de fúrias e feridas politicas que estão beirando a uma Guerra nuclear entre a hoje "extinta" União Sovietica e o todo poderoso Estados Unidos da America.
uma História que os criticos e fãs (Eu) consideravam inadaptavel às telonas do cinema
Watchmen se destaca pela sua natureza complexa, no convivio de heróis e anti-heróis, a paranóia social, o declinio civico e principalmente as ameaças reais tanto da guerra quanto do Dr: Manhattan.
Em 2001 Paul Greengrass (supremacia Bourne, Ultimato Bourne) recebe o segundo projeto de Watchmen (informação não confirmada) pra ser feita uma grande produção financiada principalmente pela Warner que seria responsavel pela distribuição, e estrelas como Angelina Jolie (O turista/2010) e Denzel Washington (Incontrolavel/2010) estariam envolvidos, mas mesmo com grande investimento, o projeto foi arquivado, e depois de anos de mão em mão boatos de que a warner estaria procurando diretor pro novo projeto Watchmen surgiram fortes nos bastidores do mundo dos cinéfilos e dos adoradores de quadrinhos.
No fim de 2007 veio a confirmação e um diretor novato Zack Snyder (300/2007) é a grande aposta da Warner pra o sucesso do projeto.
Hollywood estava otimista, mas os fãs do quadrinhos uns estavam odiando e outro (eu) estavam receiosos com a ideia.
 
Sinopse:
 
Ambientado numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach (Jackie Earle Haley), detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja (Patrick Wilson) passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.
 
Resultado:
 
As ideias convergem, mas se eu considero Sin City (2005) a mãe das adaptações Watchmen sem duvida é a mais ousada e complexa obra ja adaptada, não só pelos efeitos mas pela dinamica do roteiro, a fotografia e o slow motion. a obra cinematografica tenta sobre tudo se manter fiel a grafic novel de Allan Moore e consegue em parte, mesmo mudando o final não muda a idéia central e muito menos a mensagem da obra, e a considero quase perfeita.
Quem leu a HQ e assistiu o filme certamente deve concordar, aos que só assistiram devem ficar um pouco perdidos e vão achar lento e cansativo, mesmo assim recomendo a todos tanto o filme quanto o quadrinho.

Destaque:

Destaque especialmente pra Jeffrey Dean Morgan que fez brilhantemente o contrastuoso anti-heroi Comediante arracando ódio e ao mesmo tempo admiração que assiste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário